domingo, 1 de agosto de 2010

Para estudar o sorteio de ásanas - dicas de estudo.


Valter executando janurshírshásana

Ásanas, são técnicas corporais belissímas que fazem parte do ashtánga sádhana.Sim, são as posições, chamadas de técnicas bioenergéticas. Ao executar um ásana você esta trabalhando ao mesmo tempo músculos, articulações, glândulas e determinados orgãos internos, dependendo do ásana que estiver executando.Muito ao contrário da ginástica não há repetições nos ásanas, o trabalho é o da permanência.Enquanto você fica no ásana aumenta sua capacidade de localização da consciência, sua mentalização, sua respiração, enfim, é um trabalho muito mais complexo do que simplesmente montar uma posição.Mas, claro, não basta você montar a posição, você tem que fazer isso com intenção, com vontade,em sãnscrito, com bháva.Aí sim, podemos chamar de ásana.

Se ainda não ficou muito claro, um resuminho:

Características do Ásana:

1. Posição corporal
1. Estável
2. Confortável
3. Estética

2. Respiração coordenada
1. Consciente
2. Profunda
3. Ritmada

3. Atitude Interior
1. Localização da consciência
2. Mentalização
3. Bháva

O Marco Carvalho escreveu de forma muito clara sobre ásanas para quem quiser ler mais e tem até uma prática gravada para você fazer em casa.No site tem o contato dele também e você pode marcar uma aula online.Clique aqui.

Para a prova da Federação de Yôga do seu estado, pré-requisito para formar-se Instrutor do Método DeRose serão sorteados 5 ásanas, você devera escrever o nome do primeiro no quadro e executar perfeitamente os 5 para conseguir pontuação.

Você já esta treinando os ásanas em suas aulas diárias e práticas em casa, precisa agora estudá-los. Adquira o livro Técnicas Corporais do Yôga Antigo - Melina Flores.Você pode encomendar em sua Unidade, ou comprar pela internet, aqui e aqui também.

Você pode deixar o livro sempre a mão e ir decorando as posições e seus nomes, para que isso fique mais fácil você pode utilizar o seguinte:

Escreva todos os nomes dos ásanas em papeizinhos, coloque dentro de um recipiente e faça um sorteio, como se fosse de amigo secreto, tirando 5 ásanas.
Sem olhar livro, execute-os.
Depois procure-os no livro para ver se acertou e se tiver que corrigir, corrija executando novamente.

Eu inclu-o meu estudo dos ásanas diariamente fazendo da seguinte forma:

a)Sorteio de 5 ásanas: este sorteio pode ser feito através dos papeizinhos que mencionei ou clicando aqui, e fazendo o sorteio online! Assim, você que ainda tem um trabalho que não seja dentro de uma Unidade, pode treinar seu sorteio de ásanas a qualquer momento, mesmo que não possa executá-los na hora, para não parecer esquisito.Feito o sorteio passemos para a fase dois.

b)escrever: escreva os nomes dos ásanas e pronuncie, é a forma mais fácil de você memorizar e entender a pronúncia.Claro que você esta também utilizando o CD de pronúncia de Sãnscrito né? Ainda não? Você pode adquiri-lo aqui, compra-lo na sua Unidade, ou baixa-lo aqui, você ainda pode ouvir a pronúncia aqui, graças ao Marco novamente.Sem desculpas para não treinar, é importante para que você não pronuncie errado.

c)traduzir: não precisamos traduzir os ásanas em uma aula, mas é interessante que você que será Instrutor conheça os termos sãnscritos.Adquira o livro, Léxico de Yôga Antigo de Lucila Silva, e o carregue sempre com você, se tiver alguma dúvida consulte-o sempre.

d)desenhar: Em várias ocasiões será necessário que você desenhe andromorfos(aqueles bonequinhos que são feitos de risquinhos), por exemplo para quando estiver montando a sua coreografia.Então, que tal treinar agora?
Escreva o nome do ásana e ao lado desenhe o andromorfo.

Andromorfos

e)gravar: Eu tenho maior facilidade para decorar quando escuto.Portanto realizo um trabalho de gravar os nomes das famílias de ásanas e assim poder ouvir a qualquer momento.Você pode fazer o mesmo e gravar com sua voz, eu vou disponibilizar para vocês a minha gravação logo mais.

f)executar: Mãos a obra agora? Observe o ásana no livro e depois o execute da forma mais perfeita que lhe for possivel, se acha que ainda não esta bom, treine mais.Se acha que já esta bom, treine mais.Se você realmente acha que esta perfeito treine mais ainda.É sempre possível melhorar.

Espero que aproveitem as dicas!
Boa prática a todos! =)
beijokas

2 comentários: