Para tornar-se sádhaka - Questionário para ser respondido

Aqui você tem o questionário que é pré-requisito para que possa começar a freqüentar as aulas de SwáSthya e para participar de alguns cursos e eventos.

Recomendo que você releia(porque a esta altura,claro que você já leu esta obra) o livro Quando é Preciso Ser Forte de nosso querido Mestre DeRose e responda todo o questionário.

Depois entregue para que o seu Instrutor possa corrigir.

Na primeira vez que imprimir use o modo rascunho.
Aproveite as folhar depois para rascunho.As árvores agradecem.Um yôgin tem que ter consciência ecológica.

Não se esqueça de fazer uma capa caprichada também.Se você faz complementação a distância vale mandar o rascunho por e-mail se o seu Instrutor concordar, fale sempre com ele primeiro.


QUESTIONÁRIO

QUESTIONÁRIO PARA INSTRUTOR
ELABORADO PELO MESTRE DeROSE E APRIMORADO PELO COLEGIADO DOS PRESIDENTES DE FEDERAÇÕES


1.Nosso trabalho se especializou em que público?
2.Você acha que o procedimento de seleção dos candidatos foi adotado por algum motivo? Qual?
3.O Método DeRose é uma nova denominação para o SwáSthya Yôga ou é outra coisa?
4.O que é o Método DeRose?
5.Onde se situa o SwáSthya no Método DeRose?
6.Trabalhamos com a yóga ou com o Yôga? Pode-se pronunciar “a Yôga”?
7.Sabendo que a pronúncia correta é o Yôga, qual seria a sua conduta diante daqueles que afirmam que é esnobe esta forma de pronunciar?
8.O que você usaria como prova irrefutável de que a nossa pronúncia é a correta?
9.Se alguém argumentar que estamos no Brasil e que aqui se pronuncia “a yóga” ou que se escreve “a ioga”, o que você contraporia?
10.A palavra Yôga tem acento? Demonstre.
11.Nosso trabalho tem conotação mística ou terapêutica?
12.Quantas linhas de Yôga existem?
13.Quantos ramos de Yôga existem?
14.Qual o nome do nosso Yôga?
15.Qual é a definição do Yôga?
16.Qual a definição do nosso Yôga?
17.Nossa estirpe é moderna ou antiga?
18.Qual é a nossa linhagem?
19.Qual o nome completo das nossas raízes?
20.É recorrente ouvir alguém mencionar que não existe “Yôga isso”, “Yôga aquilo”, mas somente Yôga. Qual a sua opinião?
21.Por que o SwáSthya é tão completo?
22.O praticante deve perceber picos de progresso palpável ou assimilar os efeitos de forma natural e metabolizável?
23.É possível ser um bom instrutor de Yôga, dedicando-se simultaneamente a outras prioridades profissionais?
24.Quais são as 8 principais características do SwáSthya Yôga?
25.O SwáSthya é um Yôga Antigo ou Moderno?
26.Demonstre que o SwáSthya é o Yôga Antigo.
27.Cite três diferenças importantes entre o SwáSthya e os demais tipos de Yôga.
28.Existe alguma semelhança entre o SwáSthya e o Hatha?
29.SwáSthya Yôga é um tipo de Hatha? Por quê?
30.Por que a comparação foi feita só com o Hatha se existem 108 ramos de Yôga?
31.Demonstre que o advento das regras gerais constitui característica exclusiva do nosso Método, mas que não foi inventada por nós e sempre existiu no Yôga Antigo.
32.Demonstre que o encadeamento das técnicas constitui característica exclusiva do nosso Método, mas que não foi inventada por nós e sempre existiu no Yôga Antigo.
33.Qual a antiguidade do SwáSthya Yôga, considerando-o desde as suas origens?
34.Quais são as 3 etapas da Estrutura Escalonada do SwáSthya?
35.Quais são os 6 estágios?
36.Quais são as 8 partes que constituem o 2°. estágio?
37.É possível atingir o samádhi sem kundaliní?
38.Kundaliní é feminino ou masculino? Que importância tem isso?
39.Onde está a sílaba longa da palavra kundaliní? Que importância tem isso?
40.Qual é o meio mais eficiente para despertar a kundaliní?
41.Que cuidados devemos tomar antes de proceder ao despertamento da kundaliní?
42.Nosso Método possui práticas extremamente seguras. Você está convicto disto? Explique.
43.Para ensinar o ády ashtánga sádhana o instrutor precisa ter despertado a kundaliní e experimentado o samádhi?
44.Uma prática em oito partes com os mesmos 8 angas constantes do 2o. estágio, porém numa outra ordem, seria ortodoxa ou heterodoxa?
45.É compatível com a Nossa Cultura que um instrutor fume, beba socialmente, use drogas ou alimente-se com carnes, mesmo brancas? E um aluno?
46.Seria conveniente aceitar como praticante de SwáSthya alguém que ainda seja um buscador?
47.Com quem DeRose estudou Yôga?
48.De acordo com a ética e a hierarquia hindu, quem deve ser a sua conexão com a fonte?
49.Qual a sua opinião sobre frequentar diversas escolas, praticar várias linhas de alimentação, diferentes modalidades de Yôga, tudo ao mesmo tempo?
50.Quais as egrégoras compatíveis: as mais semelhantes ou as mais dessemelhantes?
51.O que é a Universidade de Yôga?
52.Qual a razão de recomendarmos que primeiramente você se atenha à bibliografia com cerca de 50 livros de vários autores e de diversas linhas de Yôga antes de expandir o seu universo de leituras? Quais são esses autores?
53.Que orientação você daria a um aluno que lhe consultasse sobre aceitar convites para assistir palestras ou doutrinações de outras correntes?
54.Karma é um conceito necessariamente espiritualista?
55.De quem é o karma quando a blindagem de proteção do Iniciado desencadeia flagelos em quem contra ele obrou, falou ou pensou?
56.O seguidor de uma corrente espiritualista ou filosófica pode ou deve praticar, estudar ou frequentar alguma outra? Dê exemplo de correntes espiritualistas.
57.É importante saber fundamentar, conceituar e situar o Método que ensinamos e praticamos ou bastaria dizer que você ensina ou pratica Yôga, simplesmente? Justifique.
58.As raízes do nosso Yôga são tântricas ou brahmácháryas? Sámkhyas ou Vêdántas?
59.Existe uma oposição ideológica entre Vêdánta e Sámkhya e outra entre Brahmáchárya e Tantra. Com relação a estas últimas seria adequado declarar que são inimigos? Ou esta é uma palavra muito pesada?
60.O sistema comportamental mais antigo, portanto mais autêntico, no Yôga, é o Tantra ou o Brahmáchárya? Qual a data de referência para o mais antigo e quantos séculos depois surgiu o segundo? Qual foi a causa dessa deturpação?
61.Qual é a linhagem mais antiga: Tantra-Sámkhya, Brahmáchárya-Sámkhya, Brahmáchárya-Vêdánta ou Tantra-Vêdánta?
62.O Yôga autêntico é o de raízes mais antigas ou mais recentes? E qual é?
63.O que caracteriza o Sámkhya?
64.O que caracteriza o Tantra?
65.Existem vários tipos de Tantra e de Sámkhya. Qual é o mais antigo de cada um deles?
66.Quando foi criado o Hatha Yôga, por quem e qual a sua linhagem?
67.Quando foi criado o SwáSthya Yôga, por quem e qual a sua linhagem?
68.Quando, eventualmente, alguém depreciar a Nossa Cultura e o nosso orientador, qual será a sua atitude?
69.Como você sabe se está numa escola confiável e com instrutores formados?
70.Existe um curso de formação de instrutores do Método DeRose? Desde quando? Quem o ministra?
71.Qual a duração total da formação de instrutor do Método DeRose?
72.O interessado só começa a lecionar após ter terminado os 12 anos de formação?
73.Ir à Índia é necessário ao praticante de Yôga?
74.Ir à Índia sem o acompanhamento do seu orientador seria conveniente? Por quê?
75.Que tipo de autoridade adquire aquele que já foi à Índia?
76.Durante quantos anos o autor foi à Índia, inicialmente para estudar e posteriormente para ensinar?
77.Um Mestre de Yôga indiano é melhor e conhece mais do que um Mestre de Yôga brasileiro, argentino, português ou de qualquer outra nacionalidade?
78.Um indiano está abalizado a tirar dúvidas sobre sânscrito de um brasileiro, argentino, português ou de uma pessoa de qualquer outra nacionalidade?
79.Como é a comida (vegetariana, é claro!) na Índia, mesmo nos mosteiros brahmácháryas?
80.Na Índia, a nomenclatura das técnicas de Yôga é unificada ou há divergências abissais?
81.O zelo com o senso de lealdade é um aspecto ético da tradição oriental. No Ocidente, seguindo uma escola de pensamento oriental, precisamos ou não observar este aspecto?
82.Qual o posicionamento de DeRose a respeito do Hatha Yôga e outras modalidades?
83.É fácil encontrar um verdadeiro Mestre de Yôga no Ocidente e mesmo na Índia?
84.Quais foram as escolas em que DeRose estudou em suas muitas estadas na Índia?
85.O que é um kripá?
86.O que são os siddhis? Como Pátañjali se refere a eles? É correto desenvolvê-los? É educado comentar sobre os seus siddhis? E perguntar a outra pessoa sobre os dela?
87.Se visse alguém, de qualquer nacionalidade, ocidental ou oriental, ensinando com outro nome algo que tivesse as características do SwáSthya, o que você concluiria? E como reagiria?
88.Que utilidade tem para um aluno a filiação da sua escola à União Nacional de Yôga?
89.A União Nacional de Yôga utiliza sistema de franquia?
90.Qual é o objetivo da União?
91.Qual foi a data de fundação da União Nacional de Yôga?
92.O que é param-pará?
93.Como se escreve o nome do sistematizador da Nossa Cultura?
94.Esse é o seu nome verdadeiro?
95.Qual o motivo de usar o D maiúsculo no seu nome?
96.Por que ele é chamado de Mestre?
97.Qual é a documentação que lhe confere reconhecimento ao título de Mestre?
98.Ao longo de sua trajetória DeRose vêm recebendo vários títulos de diversas entidades culturais, governamentais, militares e humanitárias pelo reconhecimento e seriedade de seu trabalho no Brasil e no exterior. Alguns desses títulos são: Doutor Honoris Causa, Comendador e Notório Saber. No entanto, ele não faz questão de utilizá-los. Comente este posicionamento.
99.Por que DeRose nunca se indispôs com professores de Yôga que fizeram comentários deselegantes sobre ele?
100.O Dia do Yôga foi instituído por Lei em treze estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Goiás, Ceará e mais o Distrito Federal. Qual a data escolhida?
Fale-me sobre você.
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Você fuma? ____________. Fumou? __________. Há quanto tempo parou? ____________________.
Você toma bebidas alcoólicas? _________________. Só socialmente? _____________________.
Você come carnes? ________________________. Só carnes brancas? ________________________.
Você faz uso de drogas? ____. Usou no passado? ______. Quais? _______________________________.